Supermercado Pão de Açúcar
Pão de Açúcar é uma rede de supermercados pertencente ao GPA, fundada na cidade de São Paulo. Hoje é um tipo de «supermercado de vizinhança» instalado geralmente em bairros nobres, e possuem o foco nos consumidores de perfil cosmopolita das classes A e B, primando pela variedade e qualidade em produtos e serviços personalizados.
Em 30 de outubro de 2005 apresentava 185 lojas, 245.591 m² de área de vendas, 2.108 check-outs e 14.752 funcionários.
Em junho de 2008, inaugura no município de Indaiatuba (SP), a 1º loja «verde» da América Latina, pois desde a construção até o funcionamento foram empregados métodos ecologicamente corretos.
Além do bandeira supermercadista, a rede possui as bandeiras Drogaria Pão de Açúcar (farmácia), Posto Pão de Açúcar (posto de combustível) e Pão de Açúcar Delivery (internet).
O Grupo Pão de Açúcar foi eleito uma as 120 maiores empresas do varejo pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo.
Como uma empresa
Pão de Açúcar é uma cadeia de supermercados pertencente ao grupo francês Auchan que opera em Portugal. No segmento dos hipermercados a Auchan utiliza a insígnia Jumbo, que a rede Pão de Açúcar utilizava para designar as suas grandes lojas.
Em setembro de 2019, as marcas Jumbo e Pão de Açúcar terminaram. A nova designação para todas as lojas do grupo francês é agora Auchan, num conceito de marca única.
Além disso, poderá estar interessado no nosso artigo sobre emprego, «Coviran lança concurso de emprego 2023»
História de Pão de Açúcar
A moderna distribuição e o conceito de supermercado, tal como hoje conhecemos, foi introduzida em Portugal pelo Grupo Brasileiro Pão de Acúcar (fundado em São Paulo por um português Valentim Diniz), que se associou ao grupo nacional CUF em 1969, criando para tal a empresa SUPA – Companhia Portuguesa de Supermercados.
A primeira loja Pão de Açúcar abriu em Lisboa, na Avenida Estados Unidos da América, em 1 de Maio de 1970, local onde hoje funciona uma loja da cadeia Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins. Em 1 de Novembro de 1970, abria a segunda loja em Lisboa, desta feita em Alcãntara, na Avenida de Ceuta.