A visão da ikea é criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. Aqui pode descobrir o que isso significa e saber quem somos, o que fazemos e qual é o propósito do nosso trabalho.

Um pouco sobre a IKEA

O que começou como uma pequena empresa de encomendas pelo correio na Suécia rural transformou-se numa marca global de móveis e decoração que oferece design e conforto acessíveis à maioria das pessoas em todo o mundo. Podemos ter percorrido um longo caminho desde o nosso início humilde, mas a nossa visão permanece a mesma: criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas. Pode explorar aqui a história da IKEA e saber mais sobre a nossa herança e os acontecimentos que nos moldaram.

História da IKEA

A IKEA alcança milhões de corações e casas em todo o mundo. Tudo começou numa pequena cidade sueca nos anos 40 do século XX, com um jovem empreendedor que esperava conseguir criar uma vida melhor para as pessoas em todo o mundo.

Ingvar Kamprad fundou a IKEA em 1943, quando tinha apenas 17 anos de idade, e vendia artigos como canetas e carteiras. Småland, a sua terra natal na Suécia, era muito arborizada e com solo pedregoso. As dificuldades criaram um povo resiliente e engenhoso que era especialista em tirar o máximo partido de pouco, qualidades que sempre estiveram na essência da IKEA.

Em junho de 1960, apenas café e pratos frios eram oferecidos nas lojas IKEA. No final desse ano, a cozinha do restaurante IKEA estava totalmente equipada, incluindo um micro-ondas, que era novidade nessa época. Passaram a ser servidos lanches quentes, como hambúrgueres, e também pratos «à la carte».

A ideia surgiu de algo que Ingvar observou: as pessoas saíam da loja na hora de almoço para comer num dos restaurantes de Älmhult e isso interrompia o processo de compra. Percebeu que os clientes com fome compram menos. Como costumamos dizer, é difícil fazer negócio com alguém com o estômago vazio.

O sistema de retalho da IKEA conta com mais de 70 anos de história, mas acreditamos que estamos só no início. A IKEA Portugal abriu a sua primeira loja em Alfragide, em 2004, e desde então tem vindo a abrir lojas maiores e mais pequenas, pontos de recolha e estúdios de planificação.

Também pode estar interessado no nosso post de emprego, «Auchan lança um concurso nacional de postos de trabalho»

A visão e os valores

Inspirados na nossa visão e movidos pelos nossos valores, somos apaixonados pela vida em casa. Levamos a marca IKEA a milhões de casas, oferecendo soluções de decoração com design, funcionais, duradouras, acessíveis e sustentáveis a pessoas com grandes sonhos e orçamentos limitados. Somos curiosos em relação ao mundo à nossa volta e queremos fazer uma diferença positiva na vida das pessoas.

A visão

“Criar um melhor dia a dia para a maioria das pessoas.” Esta visão vai muito para além da decoração para a casa. Queremos ter um impacto positivo no mundo, desde as comunidades onde obtemos as nossas matérias-primas até à forma como os nossos produtos ajudam os nossos clientes a viver uma vida em casa mais sustentável.

Ao partilhar o que fazemos e ao defendermos aquilo em que acreditamos, podemos ser uma parte da mudança positiva na sociedade.